Acho interessantíssimo o tema de tentar entender quem somos de fato, além daquela impressão de que temos uma central de comando atrás dos olhos. Debates que envolvem consciência, então, são riquíssimos. Usei a metáfora famosa (O joquei e o elefante) para tentar descrever o comportamento humano: um elefante indo basicamente para onde quer e um joquei, criando narrativas para explicar para onde está indo, achando que é ele que está decidindo. Convido-o a ler.
Acho interessantíssimo o tema de tentar entender quem somos de fato, além daquela impressão de que temos uma central de comando atrás dos olhos. Debates que envolvem consciência, então, são riquíssimos. Usei a metáfora famosa (O joquei e o elefante) para tentar descrever o comportamento humano: um elefante indo basicamente para onde quer e um joquei, criando narrativas para explicar para onde está indo, achando que é ele que está decidindo. Convido-o a ler.
PLENO VAZIO DE SER
Faz todo sentido, Cadu. Fui fazer o pequeno exercício para ver de onde sairia o próximo pensamento e consegui sentir essa borda.
É muito curioso como nos identificamos tão firmemente com o pensador. Deve ser por isso que quando meditamos tudo se expande e parece maior.
Oi Raisa, que ótimo, obrigado por dividir aqui a experiência. Semana que vem devo mandar mais algumas ideias para incentivar esse vislumbre.