Esta é uma edição extra de O Psiconauta, com uma experiência nova que conduzi recentemente para direcionar alguns dos conteúdos que publico aqui de uma forma diferente, ágil e objetiva, buscando os que preferem ver e ouvir e não apenas ler. Hoje, dando foco em como estes dois estados se complementam e podem transformar a sua forma de ver o mundo.
A sinergia entre o estado de flow e a não dualidade está bem explicada, de forma objetiva e simpática, neste vídeo que produzi usando pela primeira vez a IA NotebookLM do Google.
Criei coragem, coloquei meus conteúdos e o resultado veio assim.
Eu gostei e acredito que se eu fosse escrever o roteiro para algo que eu já tinha escrito, desanimaria, pois além de não dominar a escrita de roteiros para videos, prefiro escrever novos ensaios.
O Processo
Aqui nesta imagem, o ‘mind map’ gerado à partir dos meus conteúdos (artigos, videos e podcasts), além de trechos do meu livro “Antes do Pensar” e do futuro lançamento “Fronteira Interior” que, com um prompt direcionado, gerou esta apresentação. A imagem dá a ideia do volume de textos, videos e áudios que foram incluídos para que a cada possibilidade dentro do assunto flow e não dualidade, seja explorada para compartilhamento em formatos diferentes.
Agradeço a ajuda inestimável do querido Michael Wegmann que me deu de presente a primeira versão e me provocou a explorar mais a ferramenta.
Como autor e pesquisador destes e outros temas ligados à nossa condição humana, tenho um estilo muito particular de escrita, quem me acompanha aqui, conhece.
Para os primeiros rascunhos, sempre uso uma máquina de escrever, objeto quase esquecido mas que traz a vantagem da desconexão, da não dependência de energia elétrica (moro em zona rural) e da indução - para mim quase imediata -ao estado de flow, onde quem está escrevendo não é aquele ‘eu’ separado que pensamos ser, as palavras simplesmente vão surgindo de forma instintiva e intuitiva, sem análise, planejamento ou julgamento.
É isso que vai para o papel num primeiro momento. Depois, naturalmente, uso a tecnologia de um editor de texto para organizar e dar a forma final. Desta forma, considero a IA um excelente auxiliar não para escrever, mas para ajudar a organizar e encontrar os padrões nessa quantidade enorme de textos e vídeos que fui gerando ao longo dos anos e me provocar a ver todos os ângulos possíveis de uma ideia me apoiando na formatação para cada mídia que eu pretenda usar.
Assista e me conte.












